MaisCandango

Ermida Dom Bosco de cara nova

Órgãos do GDF fazem uma reforma geral, que inclui limpeza e recuperação tanto da área verde quanto das estruturas

A força-tarefa do Governo do Distrito Federal para revitalizar a Ermida Dom Bosco já mudou a cara do local. São 14 frentes de trabalho simultâneas para entregar o parque completamente novo no aniversário de 137 anos do sonho de Dom Bosco, padroeiro de Brasília, que profetizou a capital no centro do país em 30 de agosto de 1883. Antes da pandemia de coronavírus, o parque recebia cerca de cinco mil pessoas semanalmente.

Sem custos extras aos cofres do GDF, as intervenções são executadas desde 18 de agosto com mão de obra direta de diversos órgãos do governo. Os serviços incluem limpeza e revitalização geral, tanto da área verde quanto das estruturas que fazem parte do Monumento Natural (confira no vídeo).

Agora será possível ver a verdadeira cor das pedrarias que compõem o anfiteatro, palco, escadarias e arquibancada. A beleza dos detalhes ainda foi ressaltada com novas pinturas, reposição de vidros, trocas de fechaduras e reformas de calçadas. Além disso, os três conjuntos de banheiros tiveram a parte hidráulica reformada, louças trocadas e pintura executada.

Também começou a substituição de luminárias e há previsão de instalar 20 novas lixeiras. O investimento ainda é em segurança, com instalação de guarda-corpo e corrimão, e em acessibilidade, com construção de rampas. O monumento Eu ♥️ Brasília recebeu novas demãos de tinta e todos os píer de madeira foram consertados, com troca das ripas, e envernizados.

“Foi feita toda uma intervenção no sentido de tornar o parque mais aprazível, organizado e limpo. É toda uma ação de diversos órgãos de governo fazendo com que os parques se tornem espaços de lazer para as pessoas, e que elas tenham conforto quando forem às nossas unidades de conservação”, aponta o presidente do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão.

A psicóloga Raquel Freire Coelho, 29 anos, escolheu começar o dia do aniversário contemplando a vista privilegiada da Ermida. “Aqui me remete a momentos felizes, me sinto bem e tem toda a história envolvida, o contato com a natureza, as trilhas. É maravilhoso. Esta foi a primeira vez que vim desde o início da pandemia e percebi que está tudo sendo mexido. Acho que está melhorando”, opina a moradora da Asa Sul.

“Brasília tem lugares maravilhosos que às vezes não damos tanto valor assim. É preciso entender que é um lugar nosso. Não é só o GDF que tem que cuidar de tudo. Também temos que fazer a nossa parte. Não sei como as pessoas conseguem deixar lixo e ir embora com paz na consciência”, observa.

Superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Brasília Ambiental, Rejane Pieratti endossa o coro pela manutenção. “Estamos entregando mais uma vez um espaço revitalizado, mas precisamos que toda a comunidade cuide”, diz. No próximo domingo (30), às 9h, haverá uma missa em homenagem a Dom Bosco e será celebrada no local. O evento será transmitido ao vivo no Instagram da Secretaria de Turismo (Setur).

Além do Instituto Brasília Ambiental, os órgãos envolvidos na força-tarefa são: Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap); Secretarias de Meio Ambiente, de Governo, de Turismo e de Cidades; Companhias Energética de Brasília (CEB) e de Saneamento Ambiental  (Caesb); Departamentos de Trânsito (Detran) e de Estradas de Rodagem (DER); Serviço de Limpeza Urbana (SLU); Administração Regional do Lago Sul. Também participam socioeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

11º parque

A Ermida Dom Bosco é o 11º parque reformado desde o ano passado. Na lista, ainda constam o Saburo Onoyama, Cortado, Olhos D’Água, Águas Claras, Parque das Garças, Denner, Ezechias Heringer, Copaíbas, Tororó e Areal. A escolha do local não é por acaso: este mês é comemorado o Agosto de Dom Bosco, padroeiro da cidade.

“Sabemos que, em Brasília, os parques são verdadeiramente os locais de lazer. Desde que conseguimos fazer a parceria estreita com o Brasília Ambiental, nos dedicamos a fazer essa melhoria dos parques já existentes, planos de manejo daqueles que não têm e dar acesso com maior conforto e segurança do público”, conta o secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho.

“Uma das grandes bandeiras desta gestão é a união dos órgãos. Nós estamos nessa para somar a força de trabalho desde o início – com serviços como a limpeza e recuperação de pedras do palco, da escadaria, do anfiteatro, instalação de corrimão e criando um caminho com acessibilidade para cadeirantes ou pessoas com problemas de mobilidade”, explica Aires Soares, da Diretoria de Urbanização da Novacap.

Dom Bosco

Era agosto de 1883 quando um padre italiano sonhou com uma terra próspera, construída exatamente nas coordenadas onde Brasília foi inaugurada, 77 anos depois, emoldurada pelo Lago Paranoá. Passados 137 anos, é a primeira construção de alvenaria da cidade, inaugurada em 1957, antes mesmo de Brasília. Mais tarde, ao redor, foi criado o Parque Ecológico Ermida Dom Bosco – recentemente recategorizado como Monumento Natural com 131 hectares de área verde.

“A ação integrada entre órgãos e empresas do governo valoriza o patrimônio histórico e ecológico do DF, melhora a infraestrutura das unidades de conservação ambiental, atraindo visitantes e preservando um dos mais importantes legados naturais”, ressalta o administrador regional do Lago Sul, Rubens Santoro Neto. Ele lembra que o monumento antecede a história de construção de Brasília e sua preservação resgata compromissos ambientais e históricos. “Para nós é um legado que preservamos com orgulho”, emenda.

Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça também enalteceu a integração do GDF. Segundo ela, isso faz toda a diferença na recuperação dos monumentos, espaços públicos e parques da cidade. “A Ermida tem uma característica especial, existe uma exploração de ecoturismo, contemplação, náutico e religioso”, disse. A titular da pasta aponta que o local é importante para a população e está incluído no roteiro ecumênico da pasta.

maiscandango

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular