MaisCandango

GDF Presente recupera erosão em estrada na Fercal

Desmoronamento ocupa meia pista e compromete acesso de ônibus, carros e chacareiros de comunidades rurais

O GDF Presente chegou à Fercal para dar agilidade às demandas da administração regional. Nesta quarta-feira (8), primeiro dia de ações do Polo Norte na região, as equipes passaram a integrar uma força-tarefa para recupera uma erosão que prejudica 50% de uma estrada rural que é usada pelos mil habitantes do local. Além disso, o programa ainda fez a obra de pavimentação em bloquetes na Rua do Mato – uma demanda de 40 anos. 

O desmoronamento na estrada vicinal 201 da DF-205 ocorreu em período chuvoso e foi preciso esperar até a estiagem para ter uma solução definitiva. A recuperação é liderada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) desde terça-feira (7), mas, a partir de agora, conta com reforço de pessoal e maquinário essencial descentralizado pelo GDF Presente. 

Assessor da direção-geral do DER e coordenador da obra, Paulo Izidoro conta que o problema foi um bueiro que, com excesso de água, desbarrancou. “Nós alargamos a estrutura e estamos refazendo o aterro. Hoje o GDF Presente chegou com o rolo compactador, um maquinário que não tínhamos e era necessário para a ação”, diz. 

A pista é importante. Ela é usada para dar acesso às comunidades rurais de Sonhém de Cima, Sonhém de Baixo e Programa de Assentamento Contagem. O local é rota de transporte escolar, ônibus rurais e de escoamento de produção de chacareiros.

Moradora da região de Contagem, a produtora Maria das Dores, 42 anos, diz que ela e toda a comunidade estão satisfeitos com o conserto. “É o principal acesso que temos para levar as produções. Vários carros passam por ali, é bem movimentado, mas estava praticamente impossível transitar. Alguns acidentes chegaram a acontecer”, lembra. Para a obra, o fluxo é desviado e ela garante que isso não é problema: “Entendemos que é necessário para resolver a situação”. 

De acordo com o administrador regional da Fercal,  Fernando Gustavo Lima da Silva, o órgão fez um trabalho paliativo até agora, já que não era possível atuar efetivamente com solo úmido porque dependia de máquinas pesadas. “É importante o reforço do GDF Presente para alavancar e agilizar essa e outras ações”, diz o gestor. 

Outra ação que ganha força com as equipes do programa é a instalação de bloquetes na Rua do Mato, área urbana da cidade. A obra é da administração local, beneficiando cerca de 2,5 mil pessoas. A demanda, de mais de 40 anos, agora é atendida para dar mais conforto e qualidade de vida à comunidade.

maiscandango

Comentar

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular