MaisCandango

GDF Presente prepara área rural do Lago Norte para época de chuvas

Foram construídos 16 bolsões de contenção de água no Núcleo Rural do Palha, com o objetivo de evitar danos e transtornos

O período chuvoso tem início em meados de setembro, e todo cuidado é pouco na iminência da próxima estação. Por isso, o GDF Presente, em parceria com a Administração Regional do Lago Norte, está atento para evitar possíveis transtornos decorrentes de fenômenos naturais no Núcleo Rural Córrego do Palha, área de Cerrado bruto. Foram construídos e reformados na região 16 bolsões com a função de receber e conter a água da chuva, de forma que o volume não escorra de pontos mais elevados com muita intensidade.

A ideia é impedir danos a residências, vias e outras edificações. As obras nos bolsões do núcleo rural foram finalizadas nesta terça-feira (20).

O engenheiro civil responsável pelas obras, Guilherme Rodrigues Ferreira, explica que a área tem características que demandam atenção especial. “Estamos nos precavendo para que os transtornos não venham. Com essas ações a comunidade pode ficar sossegada”, garante o especialista.

A escolha dos pontos para a abertura dos bolsões teve como base estudos da topografia da área e análises sobre probabilidade de chuvas, de forma que as estruturas foram abertas estrategicamente. A equipe de engenharia civil também levou em conta o depoimento de moradores e frequentadores do núcleo rural.

O presidente da Associação de Moradores do Núcleo Rural Córrego do Palha (Aspalha), Flávio Carvalho, conta que a época de chuva sempre significou preocupação e prejuízos. “Era muito difícil transitar naquela área. As crianças tinham dificuldade para chegar às escolas, era um caos. Com essas obras esperamos ter tranquilidade. Eles [equipe do GDF Presente] vêm fazendo um excelente trabalho e já estão atuando há bastante tempo na nossa região”, relata o morador.

O programa GDF Presente disponibilizou três máquinas escavadeiras, quatro caminhões trucados e dez operadores de máquinas para os serviços. Para realizar o trabalho, a equipe se uniu aos funcionários da gerência de obras e engenheiros da Administração Regional do Lago Norte.

O coordenador do Polo Central Adjacente 1 do GDF Presente, Alexandro César, explica que a parceria fortalece as administrações e traz resultados rápidos e efetivos. “O nosso objetivo é empoderar as regiões administrativas. Dessa forma, o povo pede e a gente consegue atender o mais rápido possível”, resume.

Caso seja necessário, novas intervenções serão feitas pelas equipes do GDF Presente.

maiscandango

Add comment

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.